Inspeção: Carro superaquece rapidamente
O motor produz uma imensa quantidade de calor durante a operação - é por isso que há um radiador cheio de líquido de arrefecimento. O líquido de refrigeração circula pelo motor e absorve o calor, depois volta ao radiador onde esfria novamente e inicia o ciclo mais uma vez. Se seu carro está superaquecendo rapidamente, há algo errado.
Como este sistema funciona:
Esse sistema é realmente muito simples de entender. Há dois reservatórios, o do radiador e o do líquido de refrigeração, onde a maior parte do líquido de refrigeração é mantida. também existem mangueiras superiores e inferiores do radiador, responsáveis por enviar o líquido de arrefecimento através do motor e permitir que ele retorne ao radiador para ser resfriado.
Há também o termostato, que mantém o líquido de arrefecimento circulando mais lentamente dentro do bloco do motor até que a temperatura ideal de operação seja atingida, liberando o fluxo a partir de então. Existem ventiladores do radiador que sopram o ar através do radiador para dissipar o calor. Esse líquido circula, empurrado pela bomba d'água.
O líquido de refrigeração passa por "cavernas" no bloco do motor, acumulando calor à medida que isso ocorre. Assim é reduzida a temperatura de operação do bloco, mas aumenta a temperatura no líquido de arrefecimento. Em seguida esse líquido circula pelo radiador, onde o ar flui entre as aletas, removendo o calor. A partir de então o líquido começa a jornada mais uma vez.
Razões comuns para isso acontecer:
Pouco líquido de arrefecimento: Talvez o motivo mais comum para o seu superaquecimento rápido seja o baixo nível de líquido de arrefecimento no motor. Se não houver líquido de arrefecimento suficiente, a temperatura do motor não poderá ser regulada corretamente. O líquido de arrefecimento pode ser perdido por várias razões, variando de vazamentos de mangueiras, juntas, peças móveis e muito mais.
Válvula termostática: Outro motivo muito comum para o superaquecimento rápido do seu carro é se a válvula termostática falhar. A válvula tem como função abrir e fechar com base na temperatura de operação do motor, permitindo que o líquido de arrefecimento flua por todo o motor ou restrinja-o. Se ficar fechado, o motor superaquecerá muito rapidamente.
Bomba d'água: A bombas d'água também podem falhar. Caso isso ocorra, o líquido de arrefecimento não irá circular da forma correta e o motor superaquecerá rapidamente.
Ventilador do radiador: Se o ventilador do radiador falhar, o motor esquentará rapidamente. O superaquecimento nem sempre ocorrerá nesse caso, principalmente se o clima não estiver tão quente, mas é uma possibilidade.
Relé do ventilador do radiador: Embora sendo apenas uma parte do sistema, em havendo falha do relé do ventilador do radiador ele, o ventilador, deixará de ligar de desligar automaticamente. Alterando o fluxo de ar no radiador. Isso é particularmente problemático em dias quentes, em trânsito pesado ou quando há muito tempo parado durante a condução (na rodovia geralmente há fluxo de ar suficiente para resfriar o radiador sem a necessidade do ventilador). Em dias frios e trânsito livre, de estrada e estando o ventilador ligado de forma permanente, o problema será inverso, ou seja, o motor pode não atingir a temperatura ideal de funcionamento, prejudicando a vida útil do motor.
O que esperar:
Um mecânico treinado e qualificado chegará à sua casa ou escritório para inspecionar o sistema de refrigeração do seu carro, incluindo o radiador, o medidor de temperatura e outros componentes. O mecânico fornecerá um relatório de inspeção detalhado que inclui diagnóstico de falha e o custo dos reparos necessários.
Como isso é feito:
O mecânico inspecionará o seu nível de líquido de arrefecimento, as condições do seu radiador, mangueiras de radiador, reservatório e muito mais. O profissional pode precisar dar partida no motor e deixá-lo em marcha lenta ou conduzir o veículo para testar o defeito ou o conserto.
Quão importante é este serviço?
Se seu carro superaquecer rapidamente, o problema é sério. Muito calor pode destruir um motor. Isso pode causar vazamentos nas juntas do cabeçote e pode até quebrar o bloco em situações extremas. A manutenção do sistema de refrigeração é uma providencia essencial, permitindo detectar problemas antes que eles se tornem sérios. Um de nossos mecânicos parceiros pode inspecionar seu carro e oferecer os reparos necessários.