Inspeção: Carro com motor falhando
Para funcionar corretamente e de maneira suave o motor do carro precisa de combustível de qualidade sendo injetado dentro do cilindro de maneira muito precisa para então, no momento exato, ser queimado pela faísca fornecida pela vela. Qualquer falha nesse sistema, seja combustível fora das especificações, faísca insuficiente, nula e/ou fora do tempo exato, vão ser percebidos pelo motorista como falhas ou "engasgos" do motor.
Como este sistema funciona:
O motor de um carro funciona a partir da explosão de uma pequena quantidade de combustível dentro dos cilindros. São essas explosões que movimentam os pistões para cima e para baixo, girando o virabrequim e possibilitando que o carro se mova. Estamos falando do sistema de injeção e ignição de combustível.
Na grande maioria dos veículos o sistema é controlado por uma central eletrônica que faz a leitura de informações de diversos sensores espalhados pelo motor, decidindo então qual é o momento exato para injetar e queimar o combustível dentro do cilindro. A injeção do combustível é feita pelo bico injetor e a queima depende de uma faísca gerada pela vela em conjunto com a bobina.
Para que o combustível exploda também é necessário a presença de oxigênio dentro do cilindro, que é regulado pelas válvulas do motor. São elas que abrem e fecham para permitir o ingresso de ar externo e escape dos gases após a queima do combustível dentro do cilindro. O tempo exato de abertura e fechamento das válvulas é de grande importância para o sistema, sendo controlado por um sistema de corrente ou de correia dentada.
Qualquer falha ou problema, por menor que seja, em qualquer um desses componentes irá refletir no desempenho e funcionamento do motor.
Razões comuns para isso acontecer:
Velas de ignição: velas desgastadas, de baixa qualidade ou contaminadas por óleo ou resíduos de queima de combustível (carbonizadas), não irão fornecer a faísca necessária; Cabos de vela: responsáveis por levar uma grande quantidade de energia, sofrem desgaste com o passar do tempo e devido as altas temperaturas que são expostos sobre o motor. Com o aumento da resistência interna, o fluxo de energia é alterado, prejudicando assim o desempenho do sistema;Bobinas: esta converte a energia de baixa tensão da bateria em energia de alta tensão necessária para que as velas gerem uma faísca. Falhas nesse componente podem ser associadas a desgaste nos cabos de velas ou nas próprias velas. Combustível ruim: combustível adulterado não gera a mesma energia que o combustível de qualidade, prejudicando o funcionamento de todo o sistema;Sincronismo do motor: se as falhas do seu motor começaram logo após a troca da correia dentada, atenção: qualquer erro no ajuste do ponto do motor gera falhas em seu funcionamento.
O que esperar:
Um mecânico treinado e qualificado chegará à sua casa ou escritório para inspecionar o sistema de ignição e injeção do seu carro. O mecânico fornecerá um relatório de inspeção detalhado que inclui diagnóstico de falha e estimativa do custo dos reparos necessários.
Como isso é feito:
Utilizando scanner para leitura de falhas e outras ferramentas de diagnóstico o mecânico testa item por item dos sistemas do carro, verificando se estão funcionando corretamente ou não. Muitas vezes é recomendada a troca de mais de um componente do sistema, para que itens novos não trabalhem com itens desgastados (mesmo que ainda em condições razoáveis de uso).
Quão importante é este serviço?
Um motor que falha nunca é bom sinal, mesmo que isso ocorra de maneira esporádica. Quando o motor falha existe algum componente que não está funcionando bem. Se nada for feito outros componentes irão sofrer sobrecarga, gerando mais desgastes e problemas. Quanto antes vocês verificar e corrigir a causa do problema, menores serão os danos aos demais componentes e menores serão as despesas.