Serviço
Embora durem bastante, os pneus são caros! Além do custo do próprio pneu, na troca ainda é preciso arcar com a mão de obra da montagem, geometria e balanceamento! Manter a calibragem dos pneus em dia é a forma mais simples de aumentar sua vida útil, contudo para obter a máxima durabilidade de um jogo de pneus é preciso considerar o rodízio e balanceamento dos mesmos. O balanceamento deve ser feito sempre que um pneu for instalado em uma roda ou quando houver indícios de vibração, ruídos e/ou desgaste irregular da banda de rodagem em uma roda específica. O rodízio, contudo, deve ser feito com mais frequência.
Razões comuns
A razão para efetuar o rodízio entre pneus dianteiros e traseiros é que os pneus dianteiros sofrem um desgaste maior do que os pneus traseiros em função do esforço de frenagem e realização de curvas. Fazer o rodízio a cada 7 mil km ajuda a distribuir o desgaste entre os pneus, evitando que os pneus dianteiros tenham que ser trocados precocemente.
O que esperar
Antes de contratar este serviço você já recebe uma estimativa justa e transparente dos custos e do que está incluso no valor, bem como a duração estimada do procedimento. Após reservar o serviço você irá marcar um dia e hora para que um mecânico capacitado chegue em sua casa ou escritório para executar o rodízio dos pneus. Os mecânicos levam consigo todas as ferramentas e equipamentos necessários.
Como isso é feito
Ao chegar no local onde se encontra o veículo o mecânico dá início ao rodízio dos pneus, que é feito removendo e trocando de posição os pneus dianteiros e traseiros de um mesmo lado do veículo. Os pneus não são trocados de lado para manter o sentido de rolagem da banda do pneu.
Quão importante é esse serviço?
Não realizar o rodízio a cada 7 mil km faz com que os pneus dianteiros desgastem muito mais rapidamente que os traseiros, necessitando de uma troca precoce. Andar com pneus desgastados é perigoso em situação de chuva, além de ser passível de multa e retenção do veículo.