Serviço: Ponte de bateria
Uma das causas mais comuns para um veículo não funcionar ao girar a chave é a bateria estar com carga insuficiente ou completamente descarregada. A causa pode ser algo extremamente simples ou um pouco mais complexo e embora fazer uma ponte ou trocar a bateria por uma nova resolva imediatamente o problema, é importante garantir através de alguns testes simples que isso não se repetirá tão cedo.
Razões comuns para que isso aconteça:
Após alguns dias sem usar o veículo, ou mesmo repentinamente, ao girar a chave para ligar o motor nada acontece! Ou então apenas o barulho de um motor que gira lentamente, quase parando. Ou, se a bateria estiver com bem pouca carga, um rápido som de “tec-tec-tec”... É, sua bateria não tem energia suficiente para ligar o motor!
Esquecimento: algum acessório elétrico que foi esquecido ligado, tal como som, luz interna, farol, etc. Dependendo do que ficou ligado, poucas horas já impedem o veículo de funcionar;
Fuga de corrente: geralmente causada por algum acessório não original mal instalado, como alarme, rastreador ou sistema de áudio. Alguns dias sem ligar o carro já bastam pra drenar a bateria;
Bateria: problemas com a bateria geralmente são causados pelo tempo de uso (idade) desta. Baterias duram em torno de 3 anos, algumas um pouco mais, outras um pouco menos.
Alternador: embora mais raros, problemas com alternadores dizem respeito a carga da bateria. O alternador deixa de fornecer a energia necessária para carregar a bateria, até que um dia esta fica sem carga;
Não persista em dar partida no motor, chame um profissional qualificado.
O que esperar:
Antes de contratar este serviço você já recebe uma estimativa justa e transparente dos custos e do que está incluso no valor, bem como a duração estimada do procedimento. Após reservar o serviço você irá marcar um dia e hora para que um mecânico capacitado chegue em sua casa ou escritório para executar a ponte de bateria e os diagnósticos necessários para garantir que tudo está em ordem. Os mecânicos levam consigo todas as ferramentas e equipamentos necessários.
Todos os reparos são cobertos pela nossa garantia.
Como isso é feito:
O mecânico começa por uma inspeção visual na bateria: sinais de corrosão ou zinabre nos terminais ou bornes, sinal de vazamento do líquido de bateria, estado geral dos cabos e bornes de bateria, se os bornes estão bem presos nos terminais, inspeção da data da bateria vide data impressa no corpo desta. A seguir o mecânico faz um teste de CCA com equipamento apropriado para determinar se a bateria atende aos requisitos mínimos do veículo. Se tudo estiver OK é feita a ponte de bateria para colocar o motor em funcionamento, momento em que é dado início aos testes do sistema de carga (alternador) para verificar se o mesmo está carregando adequadamente a bateria em função do uso ou não dos diversos sistemas elétricos do veículo. Por fim, mas não menos importante, é feito um teste para avaliar se há consumo excessivo (fuga de corrente) de carga da bateria quando o veículo está desligado*, pois isso pode ser a causa de o veículo não ter ligado.
*Em veículos com rede CAN é necessário esperar entre 10-15 minutos após desligar o motor antes de realizar esse teste.
Quão importante é este serviço?
Um veículo com bateria fraca não se conserta sozinho e a situação só piora com o passar dos dias, pois a bateria continua a perder carga se nada for feito e isso pode levar a inutilização da bateria. Veículos modernos possuem sistemas elétricos sofisticados e utilizar uma bateria em mau estado ou não reparar problemas no sistema de carga (alternador) podem levar a prejuízos maiores. Também é muito importante fazer corretamente o procedimento de ponte de bateria usando os equipamentos apropriados, pois qualquer erro pode levar a curto-circuitos, faíscas (que podem causar um incêndio), queima de componentes ou mesmo inutilização de uma bateria.